image1 image2 image3

ALL THE WORLD|WELCOME

Mas afinal...

Uma fábrica ou um país?
Acredito que  comum dos mortais, que nunca viveu dentro da cultura dos Estados Unidos da América confinasse a sua visão sobre o país àquela imagem que a indústria cinematográfica nos dá, mantendo sempre a ideia de que tudo aquilo seria uma exacerbação do que realmente acontece, ou seja, em parte "é só filme". Mas afinal, quão longe estão os EUA desse filme?
Permitam-me que vos transporte a uma pequena metáfora: imaginem-se a caminhar até uma fábrica cujo nome será "EUA" e cujos trabalhadores pouca opinião têm, são sempre representados por alguém que, apesar de várias tentativas de disfarce, falará por eles (ironia das ironias, a fabrica até tem uma estátua da liberdade à porta). Ora, o que é que uma fábrica precisa para expandir as compras do seu produto? Publicidade, publicidade e, talvez, publicidade.
Este é um país que invade de forma maciça todos os outros, não é por acaso que cá no nosso longínquo Portugal (mais conhecido como uma parte de Espanha) já se "celebra" o Halloween, algo que a maioria das pessoas nem percebe, simplesmente faz como os norte americanos fazem, porque o que eles fazem é que é bom.
Tornam-se assim os EUA uma fábrica cujo interesse é vender o que quer que seja: vendem-se imagens (Kardashians), vendem-se moralidades (típica retórica), vendem-se falsas necessidades consumistas (ter um iPhone), e tudo rende, porque tudo chega a todo lado, muito por meio de manipulações constantes (chamadas marketing).
Como seria de esperar, eles vendem também políticos, os quais chegam a todo lado por meio de uma retórica rasca, aproximação ao populismo barato, aparato das suas campanhas e da polémica (sendo que está é, provavelmente, a segunda fonte de subsistência deste país, um hambúrguer e uma polémica chegarão bem para os alimentar).
Não foi apenas uma ou outra vez que assistimos a este fabrico de bonecos, de marionetas para se alcançarem lucros ou para, única e exclusivamente, criarem polémica e levarem os EUA, mais uma vez, às nossas casas e rotinas. O mais recente terá sido esta criatura à  qual vão atribuir a qualidade de presidente.
Voltemos agora à fábrica onde já entramos: tendo em conta as caraterísticas da mesma, quem melhor a poderia dirigir?
Resultado de imagem para estátua da liberdade desenho à mao
Fonte: https://pt.dreamstime.com/ilustrao-stock-alvorecer-da-mo-da-esttua-da-liberdade-image76570637

Share this:

CONVERSATION

0 comentários:

Enviar um comentário